segunda-feira, 2 de abril de 2012

"Os Descobrimentos" do Brasil.

Resumo da matéria da Revista Aventuras na História feito pelos estudantes do Bloco Final.

Devido às descobertas Portugal tornou-se alvo de espiões de toda a Europa.

· A partir de 1430, o infante D. Henrique, passou a incentivar o desenvolvimento da ciência náutica promovendo varias inovações marítimas entre elas a caravela e o astrolábio.

· O Tratado de Tordesilhas dividiu, em 1494, as terras descobertas entre espanhóis e portugueses.

· 1498 - Duarte Pacheco visita o litoral brasileiro e registrou em suas cartas ao rei. Teria vindo inspecionar onde passava a linha de Tordesilhas.

· O Golfo de Formoso (situado no nordeste brasileiro) apareceu no documento “Planisfério de Cantino” em 1502 e foi escrito por portugueses que aqui estiveram antes de 1500.

· “Volta pelo Largo” era como os portugueses chamavam a navegação pelo Oceano Atlântico seguindo a direção dos ventos que já era conhecido desde 1488. Esse caminho fazia os portugueses passarem raspando pela costa brasileira.

· Expedições oficiais espanholas comandadas por Pinzón e Diego de Lepe estiveram aqui antes de Cabral e navegaram pelo Rio Amazonas. Gravavam o nome do Rei da Espanha nas árvores da região.

· Cabral sai de Portugal em março de 1500 com destino a Índia. A controvérsia sobre sua viagem é se teria chegado aqui por acidente ou intenção.

· Cabral morreu pobre e sem glória, sem retrato ou busto de Descobridor do Brasil.

· Antes da Era dos Descobrimentos, os europeus tinham várias superstições em relação ao mar aberto. Acreditavam em monstros assustadores e lendas misteriosas. Essas superstições foram sendo superadas através do investimento na ciência e no conhecimento.

Os textos abaixo trazem as últimas pesquisas feitas por historiadores sobre o Descobrimento do Brasil. O tema está no plural, "Os Descobrimentos", pois são demonstrados vários fatos e evidências que estiveram por essas terras outros portugueses e espanhóies antes de Cabral. Para ter acesso ao conteúdo basta clicar nos links abaixo a figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário