sexta-feira, 13 de maio de 2011

BLOCO INTERMEDIÁRIO.

A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE CAMPO GRANDE.



Com o ordenamento das ruas e o crescimento populacional, o comércio cresceu e progrediu. Com isso chegaram novos empreendimentos, dos quais o principal foi a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que trouxe grandes mudanças para a Vila. A construção demorou, pois os trabalhadores enfrentaram algumas dificuldades, como os ataques dos índios e doenças. Em 1914, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil chegara a Vila de Campo Grande e trouxe o progresso, o comércio e os imigrantes japoneses, árabes, portugueses, alemães, italianos e espanhóis, atraídos por novas oportunidades.
Nessa época, a cidade mais importante do sul de Mato Grosso era Corumbá, em virtude do porto e de todo o comércio que existia na região, decorrente do Rio Paraguai. Com a chegada da ferrovia, todo o comércio começou a deslocar-se para Campo Grande.
A regularização das viagens ferroviárias motivou os fazendeiros de Campo Grande e das regiões vizinhas a instalarem residência na cidade, para controlar os negócios de exportação de gado e ficar mais perto da administração local, além de se informar dos acontecimentos do litoral.




Confira a banda de rock campo grandense "O Bando do Velho Jack" interpretando a música TREM DO PANTANAL de Geraldo Roca e Paulo Simões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário